user preferences

Mais 6 lançamentos da Biblioteca Virtual Faísca!

category internacional | movimento anarquista | news report author Wednesday September 30, 2009 18:08author by Faísca Publicações Libertáriasauthor email faisca at riseup dot net Report this post to the editors

Dando continuidade ao seu projeto de lançamento de livros on-line, a Faísca Publicações apresenta seis novos lançamentos. Abaixo, enviamos um breve comentário de cada um dos lançamentos.
jose_danton_politica_aliancas.jpg


Mais 6 lançamentos da Biblioteca Virtual Faísca!


Dando continuidade ao seu projeto de lançamento de livros on-line, a Faísca Publicações apresenta seis novos lançamentos.

São eles:

SOBRE A POLÍTICA DE ALIANÇAS
Problemas em torno da construção de um pólo libertário de luta

José Antonio Gutiérrez Danton

DA PERIFERIA PARA O CENTRO
Sujeito Revolucionário e Transformação Social

Felipe Corrêa

REVOLUÇÃO CUBANA
Mais à esquerda que o Castrismo

Júnior Bellé

POLÍTICA ANARQUISTA E AÇÃO DIRETA
Rob Sparrow

DE MOVIMENTO A PARTIDO POLÍTICO
Notas sobre alguns Movimentos Verdes Europeus

Janet Biehl

EM TORNO DA VIGÊNCIA DO SOCIALISMO LIBERTÁRIO
DEFINIÇÕES DE UM COMPANHEIRO

Gerardo Gatti

Para ver e baixar os livros, acesse:
http://www.alquimidia.org/faisca/index.php?mod=pagina&id=3905

Abaixo, enviamos um breve comentário de cada um dos lançamentos.

SOBRE A POLÍTICA DE ALIANÇAS
Problemas em torno da construção de um pólo libertário de luta

José Antonio Gutiérrez Danton

O assunto das alianças em raras vezes recebe a devida atenção nos meios libertários. Como muitos outros aspectos ainda insuficientes em nosso movimento, as alianças são algo que ocorrem ou não ocorrem, deixando em raras vezes o registro do porquê foram tomadas certas decisões e não outras. Acontece que as gerações militantes mais novas se vêem forçadas a deixarem-se guiar por suas próprias intuições quando se trata desta questão. Isso aconteceu em diversos momentos, e com base nestas experiências, que foram boas e más, o autor expõe algumas conclusões a partir da sua história de militância.

DA PERIFERIA PARA O CENTRO
Sujeito Revolucionário e Transformação Social

Felipe Corrêa

O presente artigo foi escrito como apresentação para o livro "A Concepção Libertária da Transformação Social Revolucionária" de Rudolf de Jong. Ele trata do nascimento do anarquismo no contexto da AIT, das relações “centro-periferia” que dão base primeiramente para uma análise da sociedade presente e, depois, oferecem um modelo para atuação. Utilizando como base o conceito das relações centro periferia, claramente inspirado naquilo que Bakunin preconizava quando dizia “da circunferência ao centro”, o autor discute as concepções de sujeito revolucionário e as propostas de transformação social, comparando anarquismo e marxismo. Ao final, propõe um modelo estratégico que se basearia neste caminho, “da periferia ao centro”.

REVOLUÇÃO CUBANA
Mais à esquerda que o Castrismo

Júnior Bellé

Em 1º de janeiro de 2009 completou-se 50 anos da Revolução Cubana. Neste mesmo dia, em 1959, Fidel Castro destronou Fulgencio Bastista e tornou-se o novo ditador da ilha. Este artigo trata das histórias desta revolução, dos seus heróis e vilões. Júnior Bellé realiza uma análise crítica, a partir do campo da própria esquerda, do que foi o processo revolucionário cubano e como diversas forças revolucionárias – dentre elas o anarquismo – cuja atuação no âmbito da revolução foi significativa, terminaram traídas em nome da defesa da revolução. Octavio Alberola, que teve participação na revolução, afirmaria anos mais tarde, em uma frase que inicia o artigo de Bellé: “Uma mudança política que apenas coloque as mesmas estruturas a serviço de um novo grupo social, de um partido ou de um chefe não muda para o trabalhador sua condição de explorado, e para o cidadão sua condição de dominado. Uma mudança como esta não é uma revolução social, a menos que se entenda como tal uma simples substituição de governantes através de um golpe de Estado ou de uma insurreição armada. E foi isso que aconteceu em Cuba: Bastista foi substituído por Castro. E para consolidar sua hegemonia e perpetuar-se no poder, Castro serviu-se de um pretexto ideológico, a ‘revolução’ marxista, identificando esta com a sua pessoa e vice-versa.”

POLÍTICA ANARQUISTA E AÇÃO DIRETA
Rob Sparrow

“Política Anarquista e Ação Direta” parece ter como pano de fundo as discussões internas ao universo anarquista, particularmente aquelas que buscam distinguir um anarquismo social, voltado para a transformação revolucionária, de um anarquismo individualista, principista e purista que, em nome de dogmas e compreensões quase que religiosas da ideologia, restringe-se à inação. É neste mesmo contexto que o autor discute os meios e fins tentando trazer uma reflexão estratégica acerca do caminho a seguir e dos objetivos pretendidos. O que ele tenta mostrar é que o principismo e o purismo daquele anarquismo “que não se mistura com os outros” não permitem a construção de uma tática (um caminho) que aponte para um objetivo estratégico (neste caso, a revolução social). Além disso, o artigo também tenta trazer esta reflexão estratégica às pessoas que acreditam que não há necessidade de ações que sejam coordenadas e organizadas entre si. Sabemos que para terem efeito, as ações devem ser bem refletidas e estarem dentro de um contexto mais amplo de planejamento e organização. O texto contribui também ao conceituar a ação direta e relacioná-la com uma retomada de poder pelas próprias pessoas que dela participam, o que a liga com o que alguns chamam de construção do poder popular. Neste sentido, parece-nos que a concepção do autor acerca do poder esteja correta, não o considerando o domínio, mas um espaço político de disputa entre forças sociais distintas. Neste caso, a prática da ação direta popular daria ao povo o poder que dele vem sendo usurpado pela classe dominante desde sempre. Contribui ainda ao criar uma distinção entre a ação direta e as “ações simbólicas” e “ações morais”. Ao final contribui com reflexões relevantes sobre a relação entre militantes com a polícia e com a mídia.

DE MOVIMENTO A PARTIDO POLÍTICO
Notas sobre alguns Movimentos Verdes Europeus

Janet Biehl

Este artigo é relevante, pois discute a trajetória política dos partidos verdes em diversas localidades da Europa, particularmente na Alemanha. É incrível a similaridade entre a proposta dos verdes – fundamentalmente a dos alemães, que era a mais radical – e a proposta de constituição do PT no Brasil. Tanto os verdes, quanto o PT, acreditaram que era possível sustentar o campo parlamentar como “mais um campo de luta”, juntamente com as lutas populares de massa. Similarmente, movimentos populares de base, ao considerarem o Estado um campo importante de luta, entraram em sua máquina e, aos poucos, sua política institucional transformou-os, fazendo com que perdessem suas bases, sua combatividade e sua capacidade de mudança.

EM TORNO DA VIGÊNCIA DO SOCIALISMO LIBERTÁRIO
DEFINIÇÕES DE UM COMPANHEIRO

Gerardo Gatti

Militante exemplar da Federação Anarquista Uruguaia (FAU), Gatti morreu vítima do regime ditatorial instalado em seu país e contra o qual lutou, com armas em mãos. Nestes dois breves artigos, o militante uruguaio discute o socialismo libertário e os companheiros de luta. Em suas próprias palavras, lemos: “Reafirmamos nesse repensar o sentido humanista, a reivindicação e o exercício pleno da liberdade que significa o autêntico socialismo.” E continua no outro artigo: “Mas já aprendemos que, às vezes, as denominações são enganosas. Por isso não nos dedicamos a pregar etiquetas na luta dos oprimidos. Pode haver gente que, denominando-se de maneira parecida, não saiba bem o que quer, e há também quem, com outro nome, ou às vezes até sem saber dar um nome, busca o mesmo. A todos os que lutam por estes ideais, sem mesquinharias, à sua maneira e em sua medida, chamamos companheiros.”

Veja e baixe os livros em:
http://www.alquimidia.org/faisca/index.php?mod=pagina&id=3905


Faísca Publicações Libertárias
www.editorafaisca.net
faisca@riseup.net
vendasfaisca@riseup.net

Related Link: http://www.editorafaisca.net
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]