user preferences

New Events

Brazil/Guyana/Suriname/FGuiana

no event posted in the last week

Via Combativa - Revista de teoria anarquista

category brazil/guyana/suriname/fguiana | miscellaneous | other libertarian press author Monday July 27, 2009 02:58author by União Popular Anarquista - UNIPA Report this post to the editors

Primeiro número da nova revista de teoria política da União Popular Anarquista (UNIPA/Brasil), a Via Combativa.



É com satisfação que lançamos primeiro número da nova revista de teoria política da União Popular Anarquista, a Via Combativa. A nova revista substitui a antiga revista Ruptura, e acompanha a definição da linha política e de massas da nossa organização.

O objetivo dessa nova fase é a instrumentalização do bakuninismo enquanto ferramenta de interpretação e transformação da sociedade brasileira. Essa nova fase é marcada pela consolidação da nossa proposta teórica, expressa nas resoluções de nosso terceiro congresso.

A construção de uma teoria que seja capaz de explicar a realidade social é de importância fundamental. Durante esses seis anos de existência da nossa organização procuramos avançar nos debates internos em temas imprescindíveis para consolidação teórica do anarquismo. Ao mesmo tempo buscamos sistematizar importantes discussões teóricas iniciadas por Bakunin. Isso é essencial, uma vez que sua obra encontra-se fragmentada. A revista vai dar prosseguimento a esse processo, só que visando difundi-lo entre militantes e a classe trabalhadora em geral.

Buscamos sair de um marco estritamente conjuntural e historicista e avançar na construção de uma verdadeira crítica anarquista. Com o desenvolvimento de conceitos centrais à análises sociológicas de fatos e processos sociais.

Os artigos presentes neste número representam justamente esse novo passo na construção teórica, tanto na continuação dos pressupostos teóricos como na sua sistematização. Eles foram, no princípio, teses apresentadas no III Congresso da UNIPA, realizado em 2007. As teses sobre a análise do desenvolvimento e economia brasileira serão publicadas progressivamente nos próximos números.

Os artigos dessa revista fazem uma sistematização das bases da teoria bakuninista, em termos de conceitos e métodos. A revista contém seis artigos que justamente marcam a nossa preocupação: O Bakuninismo na Primeira Internacional dos Trabalhadores; A Filosofia Bakuninista: dialética e ação do materialismo sociológico; Uma Teoria do Anti-Estado: A Comuna de Paris e a Organização Política Socialista; O Bakuninismo e a Teoria da Organização Política; O Estatismo na História: experiência e teoria; Forças Coletivas e Classes Sociais: o funcionamento da economia e sociedade .

O primeiro artigo tem como objetivo demonstrar a experiência histórica do Bakunisnismo na 1º Internacional; o segundo, explicar a dialética e o materialismo bakuninista, demonstrando os elementos principais que compõem o método bakuninista; o terceiro, fundamentar um crítica do Estado e uma teoria do Anti-Estado à luz da experiência da Comuna de Paris; o quarto, procura desenvolver a Teoria da Organização Política à partir da experiência da Aliança Socialista; o quinto, um artigo sobre o Estatismo, conceito fundamental na teoria social bakuninista; e, por fim, o último artigo visa esclarecer e aprofundar a reflexão a respeito do funcionamento da sociedade e da economia, à partir de uma teoria das classes sociais e da ação destas.

Portanto, a revista Via Combativa ganha um conteúdo bem diferente da sua antecessora, Ruptura, ao procurar sistematizar o desenvolvimento teórico da organização, com a apresentação de reflexões históricas, políticas e sociológicas.

Leia a Revista em:
http://issuu.com/unipa/docs/via_combativa_001

Para compra e divulgação, entre em contato pelo email
unipa_net@yahoo.com.br

Related Link: http://www.unipa.cjb.net
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]