Benutzereinstellungen

Neue Veranstaltungshinweise

Argentina / Uruguai / Paraguai

Es wurden keine neuen Veranstaltungshinweise in der letzten Woche veröffentlicht

Kommende Veranstaltungen

Argentina / Uruguai / Paraguai | Movimento anarquista

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht

Definições de um Companheiro

category argentina / uruguai / paraguai | movimento anarquista | opinião / análise author Monday June 08, 2009 22:27author by Gerardo Gatti Report this post to the editors

Artigo do militante da FAU, Gerardo Gatti, escrito em 1975, que discute o socialismo libertário.

[English]

Gerardo Gatti
Gerardo Gatti

Definições de um Companheiro

Gerardo Gatti

O poder da burguesia sintetiza-se e funde-se no Estado. Não há possibilidade de transformar a sociedade sem destruir esse Estado burguês, e como lutamos por uma sociedade sem classes sociais, queremos que se elimine todo aparato burocrático do Estado, toda separação entre governantes e governados. Os privilegiados de todos os tempos e de todos os tipos, horrorizados diante da possibilidade de perder seus privilégios, sempre afirmaram que isto é impossível. Da mesma forma que antes se afirmava que o mundo era plano ou quadrado.

Nós acreditamos que também no que se refere à administração política da sociedade, deve-se acabar com a propriedade privada e terminar com esta ordem em que uns mandam e outros obedecem. Conselhos e federações de comitês operários, de vizinhos de bairro, comunas ou conselhos rurais de camponeses são distintas formas através das quais os trabalhadores vêm se organizando para defender os processos revolucionários contra a contrarevolução interna ou a agressão externa, e para administrar, ordenar e conduzir o conjunto da vida social. A partir destas bases, entendemos que devem estruturar-se os organismos sociais. Efetivo poder dos trabalhadores, maior gestão direta, menor representação indireta, nenhum tipo de diferenciação salarial, nenhum tipo de vantagem ou privilégio. Isso é o que entendemos por poder popular.

Nada disso é algo novo. É por estes ideais que em várias partes do mundo os trabalhadores fizeram revoluções, celebraram vitórias e sofreram derrotas. E há mais de um século, homens provenientes da classe operária e outros que, sem ter esta origem, colocaram-se realmente a seu serviço, organizaram conspirações, redigiram manifestos, juntaram fundos para a causa operária, desenvolveram a solidariedade. Foi-se sintetizando a experiência e os trabalhadores foram encontrando explicações para suas desgraças.

Sem conhecer esta história, sem ter lido estes livros, ainda sem conhecer estas explicações, em todo o mundo, todos os dias, milhões e milhões de seres humanos que sofrem a prepotência, querem a igualdade; aqueles que têm fome desejam comer; os que passam frio e não têm teto querem ter uma casa e um abrigo; aqueles que sofrem a humilhação buscam fraternidade; aqueles que se reconhecem ignorantes aspiram a uma escola, pelo menos para seus filhos.

De forma muitas vezes vaga, dando muitas vezes denominações distintas, a maioria das pessoas que conhece sofrimentos, ditaduras, infelicidades, despotismo, pobreza, aspira ao bem estar, à solidariedade e ao entendimento entre os humanos.

A origem primeira e a razão de nossa luta não estão em qualquer razão de alta política de Estado, ou de governo, de partido ou de organização, de grupo ou de movimento. Essa origem está na dor e no desejo desta grande humanidade, da qual nosso povo é uma parte.

Porque sabemos que o homem é um ser social, queremos que desenvolva sua capacidade e a coloque a serviço da sociedade; porque queremos que todas as decisões que digam respeito à sociedade sejam assumidas e resolvidas de forma social; porque queremos que a riqueza não seja individual ou de alguns poucos, mas social, de todos, e por isso nos chamamos socialistas.

Porque confiamos mais no acordo que na imposição, mais no conhecimento que na coerção, mais na liberdade que na autoridade. Por isto somos libertários.

Mas já aprendemos que, às vezes, as denominações são enganosas. Por isso não nos dedicamos a pregar etiquetas na luta dos oprimidos. Pode haver gente que, denominando-se de maneira parecida, não saiba bem o que quer, e há também quem, com outro nome, ou às vezes até sem saber dar um nome, busca o mesmo.

A todos os que lutam por estes ideais, sem mesquinharias, à sua maneira e em sua medida, chamamos companheiros.

Buenos Aires, junho/ julho de 1975



*Tradução: Daniel Augusto A. Alves

author by Linkerpublication date Wed Jun 10, 2009 07:43author address author phone Report this post to the editors

Translation in Greek: http://www.anarkismo.net/article/13389

 
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

Argentina / Uruguai / Paraguai | Movimento anarquista | pt

Tue 16 Apr, 16:38

browse text browse image

arton13202075b4.jpg imageFaleceu a companheira Maria Esther Biscayart de Tello 17:32 Sun 05 Apr by Federação Anarquista do Rio de Janeiro 0 comments

Recebemos a triste notícia que ontem, primeiro de abril de 2015, faleceu no Hospital Italiano de La Plata (Argentina) a companheira, mãe da Praça de Maio, Maria Esther Biscayart de Tello, militante libertária e mãe dos companheiros Pablo, Rafael e Marcello Tello, também militantes nos anos 70 da organização anarquista Resistência Libertária (RL).

uruguai_194.jpg image50 anos da Federação Anarquista Uruguaya - Fotos 2 04:39 Sun 12 Nov by Secretaria Nacional do Fórum do Anarquismo Organizado - FAO 0 comments

Fotos do ato de comemoração dos 50 anos de luta, resistência e organização da FEDERAÇÃO ANARQUISTA URUGUAIA - FAU.

uruguai_043.jpg image50 anos da Federação Anarquista Uruguaya - Fotos 1 04:26 Sun 12 Nov by Secretaria Nacional do Fórum do Anarquismo Organizado - FAO 0 comments

Fotos do ato de comemoração dos 50 anos de luta, resistência e organização da FEDERAÇÃO ANARQUISTA URUGUAIA - FAU.

imageIntervenções no I CONCAB Jun 16 by Federação Anarquista Uruguaia (FAU) 0 comments

Duas intervenções da delegação da FAU no I CONCAB

imagePoder, Autogestão e Luta de Classes Jun 03 by Federación Anarquista Uruguaya 2 comments

Artigo de 2004 que discute autogestão a partir de sua definição, gênese e necessidade de aplicação na militância cotidiana. [Castellano]

imageEm Torno da Vigência do Socialismo Libertário Jun 18 by Gerardo Gatti 0 comments

Reflexões de Gerardo Gatti, militante desaparecido da Federação Anarquista Uruguaia (FAU), sobre a atualidade do socialismo libertário.

imageA Organização Política Anarquista e seu Funcionamento May 27 by OSL Argentina 0 comments

Artigo da Organización Socialista Libertária da Argentina refletindo sobre a organização anarquista. [English] [Ελληνικά]

image50 anos da Federação Anarquista Uruguaia Sep 21 by FAU 0 comments

A história da FAU se vincula com outra história: a do anarquismo no Uruguai que arranca desde da década de 1870. É o anarquismo fundador da maioria dos primeiros sindicatos; sua imprensa é quem difunde as novas idéias socialistas e libertárias em nosso país; é fundador da primeira federação operária; suas idéias e práticas revolucionárias deixam uma influência do movimento popular onde alguns de seus traços permanecem até os dias atuais.

more >>
Sorry, no press releases matched your search, maybe try again with different settings.
© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]