Benutzereinstellungen

Kommende Veranstaltungen

Internacional | Miscellaneous

Keine kommenden Veranstaltungen veröffentlicht
Recent articles by Organizações Comunista Anarquista Europeu
This author has not submitted any other articles.
Recent Articles about Internacional Miscellaneous

The Joy of Alex Comfort Nov 21 23 by Wayne Price

Dichiarazione congiunta di organizzazioni anarchiche europee May 03 23 by Organizzazioni anarchiche europee

Declaración Conjunta de Organizaciones Anarquistas Europeas May 01 23 by Organizaciones anarquistas europeas

Eleições europeias: Apenas o combate vale a pena!

category internacional | miscellaneous | comunicado de imprensa author Wednesday June 03, 2009 16:20author by Organizações Comunista Anarquista Europeu - FdCA - AL - L&S - WSM Report this post to the editors

De 4 a 7 de Junho os votantes europeus são chamados às urnas para escolher quem os irá «representar» no Parlamento europeu. Enquanto comunistas anarquistas, não pensamos que as eleições possam trazer qualquer mudança real, sendo que preferimos a democracia directa à democracia representativa. Por outras palavras, preferimos que as decisões que afectam os trabalhadores sejam tomadas pelos próprios, colectivamente. [English] [Deutsch] [Français] [Ελληνικά] [Italiano]


Eleições europeias: Apenas o combate vale a pena!


De 4 a 7 de Junho os votantes europeus são chamados às urnas para escolher quem os irá «representar» no Parlamento europeu.

Enquanto comunistas anarquistas, não pensamos que as eleições possam trazer qualquer mudança real, sendo que preferimos a democracia directa à democracia representativa. Por outras palavras, preferimos que as decisões que afectam os trabalhadores sejam tomadas pelos próprios, colectivamente.

O funcionamneto e objectivos da União Europeia são opostos a este modelo de auto-decisão e portanto aos interesses dos trabalhadores e do povo. Os seus líderes desprezam tanto o povo que - embora perguntem a nossa opinião - a única resposta permitida é a que aceita a linha política da UE, definida previamente noutra instância. A atitude da UE face à rejeição por referendo do Tratado estabelecendo a Constituição para a Europa exemplifica este facto.

Além disso, os reais líderes da UE (a Comissão Europeia, o presidente do Banco Central Europeu, etc) não estão sujeitos a qualquer controlo democrático e portanto estão ainda mais livres para defender esses interesses contra os interesses da classe trabalhadora. Isto pode ver-se com as políticas de descarada liberalização e privatização que têm sido aplicadas, na austeridade orçamental e monetária (política iniciada em Maastricht). No actual período de crise, tais políticas somente causam sofrimento às pessoas da classe trabalhadora. Não tem sido visível qualquer efeito prático no relaxamento do Pacto de Estabilidade, que impõe défices públicos muito baixos. Embora o Banco Central Europeu tenha aceite atenuar a política de austeridade monetária, fê-lo de uma maneira muito limitada, que apenas irá contribuir para o aprofundar da crise na Europa.

A União Europeia é uma máquina de guerra contra os direitos sociais e os trabalhadores, em especial contra os migrantes: o «dumping» social, o corte nos «custos do trabalho», a caça aos imigrantes, os fechos de fronteiras, a cooperação entre polícias, etc.

Portanto, a União Europeia não é uma instituição neutral cujas políticas precisam de ser «redesenhadas» - é a satisfação do poder capitalista, dedicado a servir os patrões e os banqueiros.

A eleição de novos deputados não mudará, de modo nenhum, esta situação. Apenas as lutas sociais conjuntas de todos os trabalhadores por toda a Europa, num vasto movimento social, poderão parar estas políticas e encorajar o crescimento de uma força revolucionária contra o capitalismo e suas instituições, em direcção a outra sociedade. Uma sociedade baseada nos verdadeiros ideais internacionalistas da liberdade, igualdade e solidariedade.

Federazione dei Comunisti Anarchici (Italy)
Alternative Libertaire (France)
Workers Solidarity Movement (Ireland)
Liberty and Solidarity (United Kingdom)

[tradução para português por Luta Social ]

Verwandter Link: http://www.anarkismo.net
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

Internacional | Miscellaneous | Comunicado de imprensa | pt

Fri 29 Mar, 23:19

browse text browse image

textFACE À CIMEIRA DA HIPOCRISIA: PROPOSTA DE ACÇÃO 14:53 Sun 09 Dec by Colectivo Luta Social 1 comments

As organizações (sindicatos, associações, colectivos, etc.) presentes no terreno social, nomeadamente, no apoio aos imigrantes e outras situações de precariedade, deveriam unir os seus esforços, porém mantendo-se fora da hegemonia política neoliberal.

textA Europa que nos querem impor 06:01 Fri 19 Oct by FACP 2 comments

Targeta distribuída por militantes da FACP hoje, dia 18/10, na manif. em Lisboa contra o Tratado da UE.]

textPosição da FACP acerca do «Tratado da União Europeia» 18:45 Thu 11 Oct by Federação Anarquista Comunista de Portugal 0 comments

Este comunicado foi consensuado na Assembleia Fundacional da FACP, Federação Anarquista Comunista de Portugal, em 5-6-7 de Outubro de 2007

foto.jpg imageEncontro LatinoAmericano de Organizações Populares Autônomas 00:02 Thu 13 Sep by evandro couto 0 comments

Estão se realizando no sul do Brasil as primeiras reuniões de trabalho para relações sociais e constituição da comissão organizadora do 6° encontro latinoamericano de organizações sociais.

imageAbaixo o golpismo, a miséria e a devastação neoliberal! Sep 23 by Dorvalina Ribas Martins 0 comments

Nada de ditadura e terror das forças policiais-militares! Chega de políticas de miséria e privatização que quebram a vida das massas populares e devoram pelo mercado tudo que é comum, coletivo, público, solidário.
Isso não é uma escolha! É uma crise apontada como arma para governar o país com o ajuste no grau máximo sobre as conquistas populares e com toda a violência que supõe o modelo liberal diante de um povo atacado severamente pela pandemia mortal que nasce das entranhas do sistema dominante, dos danos sociais e ambientais irreparáveis que deixa em tudo que toca.

textUm programa para a Revolução Jun 01 by Manuel Baptista 1 comments

Ao escrever este texto não é nossa pretensão escolher e muito menos ditar, em nome de hipotéticas e abstractas «massas», um programa para a revolução que há-de vir.

textTemos de ir além do papel de espectadores do colapso da economia capitalista Nov 23 by Manuel Baptista* 0 comments

Em vez de se fazer debates e discursos, mais ou menos engenhosos sobre teorias e ideologias, temos de avançar para o terreno social concreto. Aliás, será dessa experiência de luta social, que as várias tradições do movimento anti-capitalista irão amadurecer as suas próprias bases teóricas

textLISBOA-DAKAR: O rali mais estúpido e criminoso do mundo acabará de vez Jan 05 by Manuel Baptista (a título individual) 1 comments

As razões concretas pelas quais foi cancelado o Rali, talvez sejam ligeiramente diferentes das que foram anunciadas pelos organizadores.

textFACE À CIMEIRA DA HIPOCRISIA: PROPOSTA DE ACÇÃO Dec 09 (colectivo anti-autoritário de luta de classes) 1 comments

As organizações (sindicatos, associações, colectivos, etc.) presentes no terreno social, nomeadamente, no apoio aos imigrantes e outras situações de precariedade, deveriam unir os seus esforços, porém mantendo-se fora da hegemonia política neoliberal.

textA Europa que nos querem impor Oct 19 Federação Anarquista Comunista de Portugal 2 comments

Targeta distribuída por militantes da FACP hoje, dia 18/10, na manif. em Lisboa contra o Tratado da UE.]

textPosição da FACP acerca do «Tratado da União Europeia» Oct 11 FACP 0 comments

Este comunicado foi consensuado na Assembleia Fundacional da FACP, Federação Anarquista Comunista de Portugal, em 5-6-7 de Outubro de 2007

imageEncontro LatinoAmericano de Organizações Populares Autônomas Sep 13 comissão brasileira 0 comments

Estão se realizando no sul do Brasil as primeiras reuniões de trabalho para relações sociais e constituição da comissão organizadora do 6° encontro latinoamericano de organizações sociais.

© 2005-2024 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]