user preferences

Recent articles by Organizações Comunista Anarquista Europeu
This author has not submitted any other articles.
Recent Articles about Internacional Miscellaneous

Επαναστατικ^... Mar 11 17 by Dimitri (republ.)

H έννοια της φύ... Jan 01 17 by Έλενα Νακοπούλου 

The Crisis of European Integration and the Challenges for the Left Oct 25 16 by Panagiotis Sotiris

Eleições europeias: Apenas o combate vale a pena!

category internacional | miscellaneous | comunicado de imprensa author Wednesday June 03, 2009 15:20author by Organizações Comunista Anarquista Europeu - FdCA - AL - L&S - WSM Report this post to the editors

De 4 a 7 de Junho os votantes europeus são chamados às urnas para escolher quem os irá «representar» no Parlamento europeu. Enquanto comunistas anarquistas, não pensamos que as eleições possam trazer qualquer mudança real, sendo que preferimos a democracia directa à democracia representativa. Por outras palavras, preferimos que as decisões que afectam os trabalhadores sejam tomadas pelos próprios, colectivamente. [English] [Deutsch] [Français] [Ελληνικά] [Italiano]


Eleições europeias: Apenas o combate vale a pena!


De 4 a 7 de Junho os votantes europeus são chamados às urnas para escolher quem os irá «representar» no Parlamento europeu.

Enquanto comunistas anarquistas, não pensamos que as eleições possam trazer qualquer mudança real, sendo que preferimos a democracia directa à democracia representativa. Por outras palavras, preferimos que as decisões que afectam os trabalhadores sejam tomadas pelos próprios, colectivamente.

O funcionamneto e objectivos da União Europeia são opostos a este modelo de auto-decisão e portanto aos interesses dos trabalhadores e do povo. Os seus líderes desprezam tanto o povo que - embora perguntem a nossa opinião - a única resposta permitida é a que aceita a linha política da UE, definida previamente noutra instância. A atitude da UE face à rejeição por referendo do Tratado estabelecendo a Constituição para a Europa exemplifica este facto.

Além disso, os reais líderes da UE (a Comissão Europeia, o presidente do Banco Central Europeu, etc) não estão sujeitos a qualquer controlo democrático e portanto estão ainda mais livres para defender esses interesses contra os interesses da classe trabalhadora. Isto pode ver-se com as políticas de descarada liberalização e privatização que têm sido aplicadas, na austeridade orçamental e monetária (política iniciada em Maastricht). No actual período de crise, tais políticas somente causam sofrimento às pessoas da classe trabalhadora. Não tem sido visível qualquer efeito prático no relaxamento do Pacto de Estabilidade, que impõe défices públicos muito baixos. Embora o Banco Central Europeu tenha aceite atenuar a política de austeridade monetária, fê-lo de uma maneira muito limitada, que apenas irá contribuir para o aprofundar da crise na Europa.

A União Europeia é uma máquina de guerra contra os direitos sociais e os trabalhadores, em especial contra os migrantes: o «dumping» social, o corte nos «custos do trabalho», a caça aos imigrantes, os fechos de fronteiras, a cooperação entre polícias, etc.

Portanto, a União Europeia não é uma instituição neutral cujas políticas precisam de ser «redesenhadas» - é a satisfação do poder capitalista, dedicado a servir os patrões e os banqueiros.

A eleição de novos deputados não mudará, de modo nenhum, esta situação. Apenas as lutas sociais conjuntas de todos os trabalhadores por toda a Europa, num vasto movimento social, poderão parar estas políticas e encorajar o crescimento de uma força revolucionária contra o capitalismo e suas instituições, em direcção a outra sociedade. Uma sociedade baseada nos verdadeiros ideais internacionalistas da liberdade, igualdade e solidariedade.

Federazione dei Comunisti Anarchici (Italy)
Alternative Libertaire (France)
Workers Solidarity Movement (Ireland)
Liberty and Solidarity (United Kingdom)

[tradução para português por Luta Social ]

Related Link: http://www.anarkismo.net
This page can be viewed in
English Italiano Deutsch

Front page

Statement on the Schmidt Case and Proposed Commission of Inquiry

Aodhan Ó Ríordáin: Playing The Big Man in America

Nós anarquistas saudamos o 8 de março: dia internacional de luta e resistência das mulheres!

Özgürlüğümüz Mücadelemizdedir

IWD 2017: Celebrating a new revolution

Solidarité avec Théo et toutes les victimes des violences policières ! Non à la loi « Sécurité Publique » !

Solidaridad y Defensa de las Comunidades Frente al Avance del Paramilitarismo en el Cauca

A Conservative Threat Offers New Opportunities for Working Class Feminism

De las colectivizaciones al 15M: 80 años de lucha por la autogestión en España

False hope, broken promises: Obama’s belligerent legacy

Primer encuentro feminista Solidaridad – Federación Comunista Libertaria

Devrimci Anarşist Tutsak Umut Fırat Süvarioğulları Açlık Grevinin 39 Gününde

The Fall of Aleppo

Italia - Ricostruire opposizione sociale organizzata dal basso. Costruire un progetto collettivo per l’alternativa libertaria.

Recordando a César Roa, luchador de la caña

Prison Sentence to Managing Editor of Anarchist Meydan Newspaper in Turkey

Liberación de la Uma Kiwe, autonomía y territorio: una mirada libertaria para la comprensión de la lucha nasa

Misunderstanding syndicalism

American Anarchist and Wobbly killed by Turkey while fighting ISIS in Rojava

Devlet Tecavüzdür

Attaque fasciste sur la Croix Rousse et contre la librairie libertaire la Plume Noire

Red November, Black November – An Anarchist Response to the Election

Resistance at Standing Rock

1986-2016: 30° anniversario di Alternativa Libertaria/fdca

Internacional | Miscellaneous | Comunicado de imprensa | pt

Tue 28 Mar, 10:28

browse text browse image

textFACE À CIMEIRA DA HIPOCRISIA: PROPOSTA DE ACÇÃO 13:53 Sun 09 Dec by Colectivo Luta Social 1 comments

As organizações (sindicatos, associações, colectivos, etc.) presentes no terreno social, nomeadamente, no apoio aos imigrantes e outras situações de precariedade, deveriam unir os seus esforços, porém mantendo-se fora da hegemonia política neoliberal.

textA Europa que nos querem impor 05:01 Fri 19 Oct by FACP 2 comments

Targeta distribuída por militantes da FACP hoje, dia 18/10, na manif. em Lisboa contra o Tratado da UE.]

textPosição da FACP acerca do «Tratado da União Europeia» 17:45 Thu 11 Oct by Federação Anarquista Comunista de Portugal 0 comments

Este comunicado foi consensuado na Assembleia Fundacional da FACP, Federação Anarquista Comunista de Portugal, em 5-6-7 de Outubro de 2007

foto.jpg imageEncontro LatinoAmericano de Organizações Populares Autônomas 23:02 Wed 12 Sep by evandro couto 0 comments

Estão se realizando no sul do Brasil as primeiras reuniões de trabalho para relações sociais e constituição da comissão organizadora do 6° encontro latinoamericano de organizações sociais.

textUm programa para a Revolução Jun 01 by Manuel Baptista 1 comments

Ao escrever este texto não é nossa pretensão escolher e muito menos ditar, em nome de hipotéticas e abstractas «massas», um programa para a revolução que há-de vir.

textTemos de ir além do papel de espectadores do colapso da economia capitalista Nov 23 by Manuel Baptista* 0 comments

Em vez de se fazer debates e discursos, mais ou menos engenhosos sobre teorias e ideologias, temos de avançar para o terreno social concreto. Aliás, será dessa experiência de luta social, que as várias tradições do movimento anti-capitalista irão amadurecer as suas próprias bases teóricas

textLISBOA-DAKAR: O rali mais estúpido e criminoso do mundo acabará de vez Jan 05 by Manuel Baptista (a título individual) 1 comments

As razões concretas pelas quais foi cancelado o Rali, talvez sejam ligeiramente diferentes das que foram anunciadas pelos organizadores.

textFACE À CIMEIRA DA HIPOCRISIA: PROPOSTA DE ACÇÃO Dec 09 (colectivo anti-autoritário de luta de classes) 1 comments

As organizações (sindicatos, associações, colectivos, etc.) presentes no terreno social, nomeadamente, no apoio aos imigrantes e outras situações de precariedade, deveriam unir os seus esforços, porém mantendo-se fora da hegemonia política neoliberal.

textA Europa que nos querem impor Oct 19 Federação Anarquista Comunista de Portugal 2 comments

Targeta distribuída por militantes da FACP hoje, dia 18/10, na manif. em Lisboa contra o Tratado da UE.]

textPosição da FACP acerca do «Tratado da União Europeia» Oct 11 FACP 0 comments

Este comunicado foi consensuado na Assembleia Fundacional da FACP, Federação Anarquista Comunista de Portugal, em 5-6-7 de Outubro de 2007

imageEncontro LatinoAmericano de Organizações Populares Autônomas Sep 12 comissão brasileira 0 comments

Estão se realizando no sul do Brasil as primeiras reuniões de trabalho para relações sociais e constituição da comissão organizadora do 6° encontro latinoamericano de organizações sociais.

© 2005-2017 Anarkismo.net. Unless otherwise stated by the author, all content is free for non-commercial reuse, reprint, and rebroadcast, on the net and elsewhere. Opinions are those of the contributors and are not necessarily endorsed by Anarkismo.net. [ Disclaimer | Privacy ]